Saltar para o conteúdo principal

Declaração Anti-Corrupção e Suborno

A Akiu tem uma política de tolerância zero em relação ao suborno e corrupção, independentemente da identidade ou posição do originador ou receptor do suborno.

Os valores da Akiu orientam a forma como nos comportamos como indivíduos e como conduzimos os negócios. No centro dos nossos valores está a Política Anti-Corrupção e Suborno da Akiu. A nossa política estabelece que agimos com integridade, comportando-nos de forma honesta, prudente e responsável, para que possamos continuar a merecer a confiança de todas as partes interessadas.

Declaração de Tolerância Zero

A Akiu tem tolerância zero em relação ao suborno e corrupção, independentemente da identidade ou posição do originador ou receptor do suborno. A Direcção da Akiu espera que todos os nossos colaboradores conduzam sempre os negócios de acordo com os mais altos padrões de comportamento ético e honestidade. Isto também significa que estamos comprometidos com a prevenção, dissuasão e detecção de suborno e corrupção.

O suborno e a corrupção são crimes e constituem uma clara violação da Política Anti-Corrupção da Akiu. Participar em comportamentos ou actividades contrárias à nossa política, bem como a todas as outras leis e regulamentos aplicáveis, viola a nossa promessa às partes interessadas. Não pagamos nem pagaremos subornos ou ofereceremos incentivos impróprios a ninguém para qualquer finalidade, nem aceitamos ou aceitaremos subornos ou incentivos impróprios, ou qualquer coisa que possa ser percebida como tal, e temos expectativas semelhantes dos nossos terceiros e clientes.

Os princípios de tolerância zero da Akiu em relação ao suborno e corrupção também se aplicam a terceiros com quem a Akiu faz negócios ou que são contratados pela Akiu para prestar serviços ou realizar negócios em nome da Akiu.

Resumo da Política

Suborno e Pagamentos de Facilitação

Todas as formas de suborno e todas as acções que, na nossa opinião, dão a aparência de oferecer ou aceitar um suborno, incluindo pagamentos de facilitação, são proibidas.

Presentes e Entretenimento

Nenhum colaborador da Akiu pode oferecer ou receber um presente ou entretenimento, independentemente do seu valor, que na nossa opinião possa criar ou dar a aparência de criar um conflito de interesses, constituir um incentivo ou suborno, ou violar as leis, regulamentos e/ou a Política Anti-Corrupção da Akiu aplicáveis.

Funcionários Públicos

Embora as nossas políticas não proíbam interacções comerciais legítimas com funcionários públicos ou empresas estatais, estas estão sujeitas a maior atenção e condições mais rigorosas, como pré-aprovações e limites mais baixos.

Viagens e Alojamento

Os colaboradores da Akiu não devem, em geral, aceitar ou oferecer viagens e alojamento relacionados com pacotes de hospitalidade corporativa.

Contribuições Políticas

Os colaboradores da Akiu não estão autorizados a fazer presentes ou doações políticas ou a oferecer entretenimento a partidos políticos ou candidatos a cargos políticos.

Contribuições de Caridade

Os colaboradores da Akiu devem garantir que as contribuições de caridade são feitas a instituições de caridade genuínas e não são usadas para ocultar um suborno.

Registo e Documentação

Os colaboradores da Akiu devem garantir que as despesas e pagamentos relacionados com terceiros são registados e documentados com precisão nos livros financeiros.

Actualizado em Janeiro 2026